Quem Somos

O projeto Modelar começou no início de 2012 com o objetivo de constituir uma empresa lucrativa com poucos recursos humanos e baixos custos produtivos. A partir do aluguel de uma máquina CNC usada, começamos a fazer usinagens de peças pequenas. Já em agosto adquirimos o primeiro centro de usinagem e iniciamos a busca por novos clientes em Joinville, SC, principalmente ferramentarias da região. Entretanto, como estamos situados em Curitiba, PR, havia um grande problema de logística. Em janeiro de 2014 decidimos nos mudar para Joinville para ficarmos próximos aos nossos clientes, facilitando o atendimento e a redução de custos e prazos de entrega. Dessa forma, conseguimos prestar serviço para várias ferramentarias, já operando com nossa estrutura e mais 3 máquinas alugadas.

Em dezembro de 2015 decidi vender todos os equipamentos da empresa, uma vez que o negócio já não estava tão rentável na operação de usinagem em função do custo fixo e pelos valores baixos de mercado.

Em fevereiro de 2016 comecei a explorar o mercado externo e captei 5 clientes na Argentina. Eles acreditaram no projeto e são, até hoje, bons clientes e amigos.

A partir dessa nova situação, com a empresa em curso ativo e crescente, em meados de 2016 iniciamos a importação de aços-liga da Europa para os projetos da Argentina terceirizando a usinagem em Joinville e Portugal.

A Modelar praticamente só tinha custo com a contabilidade. Optamos então por fazer todos os pagamento à vista, ganhando descontos e mantendo preços competitivos. Em janeiro de 2019, com a crise econômica e financeira do país, percebemos a tendência de agravamento da situação em função de um governo de esquerda. Essa percepção nos fez repensar a operação naquele país. Decidimos por montar um armazém de aços no Brasil, como forma de mitigar possíveis impactos de mercado na Argentina e ter opções de atuação mais intensiva aqui.

Iniciamos a importação de pequenos blocos de aço-liga. Nosso mercado alvo foi, inicialmente, o de Joinville. Nesse momento adquirimos uma pequena serra para viabilizar a entrega de blocos aos nossos clientes. Naturalmente, os primeiros pedidos foram mais complexos de fechar, uma vez que o aço era pouco conhecido no mercado local. A seriedade e compromisso da Modelar tornou esse negócio promissor em pouco tempo.

O nível de vendas vinha em crescimento vertiginoso e passamos, em 2020, a terceirizar também o corte de blocos como forma de atender melhor e mais rápido nossos clientes. Inevitavelmente, em 2021 decidimos adquirir um galpão e investimos em vários equipamentos que permitiam trabalhar blocos maiores de aço 2738. Já em fevereiro de 2022 começamos a trazer o aço 1045, ampliando nossa linha de produtos.

A garantia de qualidade e de fornecimento no prazo. Neste momento estamos com um estoque superior a 500 toneladas de material e tem mais este mesmo volume em trânsito chegando até o final de 2022.

Em março de 2022 decidimos transformar a estrutura da Modelar a partir de uma holding e dividimos os setores. Criamos a MF incorporadora e acessamos o mercado de construção de imóveis e locação de apartamentos. Adicionalmente, em junho de 2022 adquirimos uma empresa em Portugal, atendendo nossa meta de criar a filial da Modelar para atendimento a clientes naquele país.

A operação iniciará efetivamente em dezembro deste ano. Assim, o grupo Modelar passou a atuar nos setores de comercialização de aços e alumínio, e operação no mercado imobiliário.